Um olhar crítico sobre a baixada santísta e o mundo

16.9.05

O desafio aos paranormais



Na entrevista com o perquisados Leonardo Stern do dia 13/9 faltou falar melhor quem é James Randi e do que exatamente se trata o seu Desafio.

James Randi é fundador do James Randi Educational Foundation. Essa fundação oferece o prêmio de 1 milhão de dólares para quem demostrar ter poderes paranormais genuínos. Muitos já se candidataram, mas ninguém conseguiu! Para quem quiser saber mais à respeito, e quem sabe se canditar leia mais aqui

Randi desmascarou muitos charlatães como foi o caso do famoso "paranormal" Uri Geller que na década de 70 e 80 espantou o mundo com seu "poderes". Sua especialidade era entortar colheres. Mas ele se esqueceu que Randi era um mágico experiente e conseguiu repetir seus "assombrossos" feitos.

O Brasil também já teve um "paranormal" desafiado, Thomas Grim Morton, mas após aceitar o desafio, ele fugiu de Randi e também do Brasil, após ser desmacarado em um reportagem no programa Fantástico em 2003. Futuramente voltarei a falar sobre esse episódio.

Em um documentário exibido pelo canal Discovery Channel, James Randi resumiu bem a atual situação do seu desafio:

"Após anos de desafio lançado e com um mundo repleto de auto intitulados paranormais era de se esperar uma fila imensa bem em frete a porta da minha Fundação... mas não há ninguém!"